sexta-feira, 21 de janeiro de 2005

TOW-IN Cascais


Foto:Gonçalo Guarita /Payaw a tirar um colega de uma situação em apuros.



Foto: Gonçalo Guarita / surfista: "Franciu" a surfar um dos "monstros" que quebrarm hoje m Cascais / A onda foi surfada desde o Farol de Santa Marta terminando próximo da Marina de Cascais.

Não se passou em Jaws, na ilha havaiana de Maui, a terra por excelência do Tow-in. Também parecia, pelas notícias que li e vi, um campeonato de Tow-in: estava lá uma mota de água, um barco, big wave riders e uma equipa de emergência médica em terra. A mais, ou talvez não, estava a polícia marítima. A menos, talvez os helicópteros, normalmente presentes nas ondas de um Tow-In e o mínimo de altura das ondas pontualmente válidas num campeonato Tow-in: 25 pés, ou seja, aproximadamente 8 metros!
Bom, mas não se tratou de um campeonato e muito menos era no estrangeiro, antes ocorreu em Cascais, em ondas de 3 a 6 metros formadas a algumas centenas de milhas a Noroeste da Costa Oeste portuguesa, o que, per si, constitui um acontecimento raro e extraordinário.
Só faltaram lá os bodyboarders, mas esses não se deixam ganhar pelos surfistas de prancha na Praia do Norte da Nazaré, onde é raro ver pranchas de surf em ondas do mesmo tamanho!
Todavia, parabéns aos audazes, pois cumpriu-se a locução imitada do hemistíquio de Virgílio, e a sorte, ou talvez não, protegeu-os!

NCR

P.S. - Fotos e legendas retiradas da Surftotal.

Sem comentários: