sexta-feira, 2 de abril de 2010

Petardos e bojardas

Não querendo levantar qualquer tipo de suspeita há, contudo, coisas que têm de ser ditas; até porque enfiar a cabeça na areia ou assobiar para o lado não faz minimamente o meu estilo.

Facto: na semana que passou, Luís Filipe Vieira, disse em directo no horário nobre televisivo, algo que eu tenho vindo a dizer há “séculos”; o “Benfica não tem claques” e os grupos de sócios que comummente são apelidados de tal devem ser integrados e não estigmatizados.
Facto: em muitos, muitos anos, um jogador da equipa do Benfica vestiu uma camisola com o símbolo de um desses grupos de sócios, para comemorar um troféu acabadinho de conquistar.
Facto: como tinha feito notar em escritos anteriores, até ontem, reinava uma sólida harmonia, há muito arredada, entre grupos de adeptos e “Grande Tribunal” leia-se aqueles que se sentam “lá em cima” no Terceiro Anel.

Tão (ou mais) imbecil é aquele indivíduo que atira projécteis para o relvado – o ultimo provocou uma verdadeira cratera no mesmo e nem quero imaginar o que seria se explode junto de alguém – como os indivíduos que em coro culpam colectivamente um outro grupo pelos excessos e erros de apenas um elemento deles.
Os momentos que se viveram em seguida deixaram-me profundamente embaraçado e triste; em mais de trinta anos a caminhar para a Luz não me lembro de tamanha humilhação infligida por sócios contra sócios.
Mais triste fico ainda quando leio gente, que tenho como inteligente, dizer tanta barbaridade junta em cerca de 140 caracteres; e a náusea atinge-me quando espreito o ódio a destilar por esses fóruns benfiquistas fora – abdico de ler caixas de comentários de jornais e coisas do género.

O que se passou ontem na Luz, para além de reabrir feridas profundas, terá consequências imprevistas mas, por certo, graves e pesadas (provavelmente) não apenas a título monetário.
Ontem, se vencemos no campo perdemos nas bancadas; e se todos vencemos com a vitória no relvado, certamente todos perdemos com a derrota no cimento.
Não contem comigo para avestruz. Lamento muito, mas nada mais tenho a dizer sobre o jogo de ontem.

4 comentários:

BoyGenius disse...

Assino por baixo!!

http://bolaquasequadrada.blogspot.com/2010/04/um-2-1-quase-perfeito.html

S.L.B. disse...

Pois, Pedro, até podes ter razão, mas o problema é que no meio do grupo de sócios do Topo Sul não se viu ninguém a condenar aquilo que alguém fez (que se calhar nem faz parte dos que vão habitualmente aos jogos). Essa(s) pessoa(s) deveriam ser logo retiradas das bancadas, quanto mais não fosse por quem está ao lado delas.

Podemos ter uma multa ENORME e, se por acaso, o petardo tem atingido o árbitro de baliza ou algum jogador nem quero pensar no que nos aconteceria. Quantos jogos teríamos de interdição?

A reacção colectiva do grupo de sócios foi fazer de conta que nada se tinha passado (pelo menos foi o que me pareceu da bancada onde estava) e continuar a cantar como se nada fosse. E os factos aconteceram não uma, mas duas vezes! Isso sim, é que me parece uma atitude de avestruz. Esses elementos não só prejudicaram GRAVEMENTE o Benfica como dão mau nome a um grupo de sócios que tem sido irrepreensível no seu apoio ao clube. E isso é algo que eu acho que esse grupo de sócios deveria levar em conta e não pactuar com esses indivíduos.

O que foi feito não tem perdão. Poderia ter acontecido uma tragédia. E, para mim, uma "tragédia" seria também ter o nosso estádio interditado.

Catenaccio disse...

Conhecem a frase?

"Há pessoas que se dedicam à claque e gastam muitas horas, para aparecer meia dúzia de otários de vez em quando a estragar tudo. Não sejas mais um deles: Canta! Apoia o teu clube! Participa...."

Há imbecis que não percebem PORRA nenhuma!

Pedro Soares Lourenço disse...

"Acto imbecil e de uma estupidez gritante". Assim que foi quantificado e qualificado no seio do grupo; e mais não digo porque já falei de mais e porque para bom entendedor meia palavra basta.

Obrigado pelos vossos comentários; um abraço.