sábado, 10 de abril de 2010

Ontem e hoje

Recordam-se deste post aqui vertido há um mês (link)?
Só hoje reparo na verdadeira catástrofe que se abateu na outrora lindíssima Praia Grande.

Como podem ver nas imagens, a secção mais a Sul da praia “da Sofia” (link) - a quem indecentemente roubo a imagem mais recente - parece pura e simplesmente ter desaparecido (já nem falo da cor incrível da anteriormente dourada areia).
Um fugaz olhar nas imagens não deixa compreender inteiramente a dimensão da tragédia; reparem pois no lanço de escadas que dá acesso à praia, no lado esquerdo das imagens, e vejam os milhares de toneladas de areia que pura e simplesmente desapareceram no mar como se de açúcar no café se tratasse.

Sinceramente, não tenho mais palavras para dizer o que sinto quando vejo a maior preciosidade que Portugal tem, ser desta forma abandonada ao Deus dará.
Quem tiver para ai virado, que retire das imagens a conclusão que melhor desejar.

2 comentários:

Pedro P. disse...

Apesar de fazer investigação em sistemas aquáticos, a minha especialidade não é dinâmica costeira de sedimentos. Mas sei que estas situações não se devem a abandono. As zonas costeiras são sistemas dinâmicos. Nós é que temos a mania de querer controlar tudo, inclusivamente a Natureza. Está provado que pontões/paredões não são a solução pois protegem umas zonas e castigam outras.
Uma coisa é certa: a cor da areia pode perfeitamente ser culpa de algum barco que passou por aí ao largo.
Cumprimentos.

André disse...

Estamos perante um fenómeno natural que costuma ocorrer na praia grande (quase) todos os anos por esta altura. As marés vivas levam a areia, destapando as rochas e uma camada mais profunda de areia escura. Daqui a umas semanas, tudo voltará ao normal.