quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

E a personalidade do ano para a Time é...

Parece que hoje "é" Natal - xuif, xuif…, já com acentos.
Já lá vamos. Ou não. Antes disso há que tirar partido das inúmeras vantagens do jet lag.
Para dizer, por exemplo, que Barack Obama foi eleito a Personalidade do Ano para a Time. Novidade ou supressa pelo anuncio? Zero, Obama, independentemente do resultado eleitoral de Novembro passado, seria sempre a Personalidade do Ano para qualquer pasquim nacional ou internacional que se preze.

Todavia, se é certo que ninguém lê a Time, certo é que ninguém deixa de passar os olhos na edição que faz uma espécie de balanço anual do Planeta. E desta vez, vale bem a pena, entre um sonho e uma filhós - que em bom rigor são a mesma coisa - olhar a Time com olhos de ver.
Por duas razões: primeiro, para ler a entrevista ao Presidente eleito; a Time tem razão quando diz que no passado novembro a América não elegeu um Presidente mas sim um icon. Um icon pop, digo eu. Cujo discurso se assemelha (cada vez mais!) à letra de uma musica da moda - ninguém sabe muito bem o que aquilo quer dizer, mas toda a gente bate o pé, abana a anca, "put our hands in the ar" e "say yehhh!" - yeahhhhh!


Dizia então eu, que vale a pena olhar para a Time por duas razões: segunda e determinante razão, até porque entre uma rabanada e um prato de arroz doce, quem têm vontade para ler muito?
A capa da Time que aqui se reproduz é um verdadeiro espanto. Nesta imagem digitalizada os pormenores esvaem-se. Por isso tentem pegar na revista.
Obama surge impressionantemente retractado algures entre um Messias (ah, afinal sempre é Natal), Martin Luther Kg. e John F. Kennedy; num registo gráfico claramente filho da arte de rua mas também da iconografia Marxista ou mesmo Nacional-Socialista.

É uma imagem mutante, explosiva. Poderosa, que atrai, seduz e induz. É ela própria uma das imagens do ano e merece alguma reflexão radical. Vai uma ajuda?
Quem será - ou quem virá a ser, ou no que se tornará - na sua verdadeira essência, Barack Obama?

Sem comentários: