sexta-feira, 17 de julho de 2009

n músicas lxxix

Para dedicarem à vossa melhor amiga ou amigo.
Não percam a 2.ª parte deste video, uma obra-prima da interpretação musical, de chorar por mais. Se não o têm, comprem o 1.º álbum de Damien Rice e oiçam esta música sem ser ao vivo. Vale bem a pena. Não menos surpreendente é a vida que este Senhor da Música já viveu. Absolutamente impressionante. Googlem e verão.
É igualmente notável o comportamento e o conhecimento do público sobre esta música. Lembrei-me, pela negativa, de um concerto dos Sigur Rós no Coliseu de Lisboa, em que fui eu e o PSL, e, dado os tempos "silenciosos" típicos do grupo islandês, uma ou outra vez dizia ao Pedro para não acompanhar as palmas de parte do público que estava a assistir, pois a canção ainda não tinha terminado! Ao contrário da música comercial, em que o gáudio do conhecedor (e do reconhecimento) é saber as letras da canção de cor, na música alternativa a sabedoria é a dos silêncios: quem conhece os silêncios da música, sem palmas intempestivas ou histerias avulsas, conhece bem a arte dos seus autores. Fã é fã!

Eu dedico-a aos meus D.

Sem comentários: