terça-feira, 11 de dezembro de 2012

As descidas de divisão são como a SIDA

As descidas de divisão são como a SIDA ou como os acidentes de viação. Só acontecem aos outros… 

Isto de já ter uns anos é um aborrecimento. E de ter uns anos e ter memoria um aborrecimento maior é.

Lembro-me do Raul na escola primária. E do Victor e da Maria no liceu. Eram do Belenenses. Era o tempo dos “quatro grandes”. O Belém era orgulhosamente um deles. Lembro-me de ser miúdo. Numa tarde solarenga de domingo fui pela mão do meu pai ao Restelo. Faltavam cinco jornadas para o fim do campeonato, o Benfica tinha cinco pontos de avanço sobre um qualquer adversário e…, fomos empatar a uma bola nessa tarde de estádio cheio. Um grande resultado, ficaram a faltar quatro jornadas para o fim, tínhamos quatro pontos de vantagem (a vitoria valia dois pontos à época) e saímos da sempre dificílima ida ao Restelo sem a derrota. 

Mais tarde o Belém caiu, caiu, caiu e o impensável para o Raul, para o Vitor e a Maria, aconteceu um dia: o Belenenses desceu de divisão. Uma vez, e outra e outra ainda. 

Sem vergonha o escrevo. Naquela época em que terminámos o campeonato no sexto posto temi o pior. Na época seguinte “festejei” a conquista dos pontos que nos dariam a permanência. Já o disse, não sei se já o escrevi aqui: prefiro mil vezes ver o Benfica a lutar por títulos na Terceira ou mesmo na Distrital do que vê-lo a arrastar-se assim como digníssimo Belém. Como o Sporting. 

 “O Sporting parece caminhar a passos lentos para a Segunda Divisão” li ainda ontem aqui (link). Hoje sou surpreendido pelo destaque que o JG no seu Red Pass (link) dá a este texto de O Globo. Não somos nós que o dizemos. É um jornal feito para duzentos milhões de brasileiros. Que naturalmente vêem as coisas de forma mais distante e fria, Provavelmente mais objectiva. 

Lá no Brasil é habitual ver um histórico ser rebaixado. Este ano foi o anteriormente poderoso Palmeiras. Mais a sul, na Argentina, também o impensável aconteceu. O River Plate, um dos mais dignos emblemas mundiais, passou recentemente pelo pesadelo. Não! As descidas de divisão, a sida e os graves acidentes de viação não acontecem apenas aos outros, amigos lagartos. 

Vá, esforço, dedicação, devoção e levantar a cabeça, não consigo imaginar uma época que seja sem derby.

Sem comentários: