domingo, 24 de março de 2013

Benfica 4 – Torino 3, o documentário


Ponto prévio: tive a sorte de ter um pai que viveu de perto este jogo e a emoção que se sucedeu à Tragedia de Superga. Com os seus dezoito anos, o então miúdo Lourenço, esteve no Jamor a ver o Benfica bater a melhor equipa de futebol que até então o mundo conhecera. Dias depois esteve também na inédita manifestação de pesar ali no Paço da Rainha junto à Embaixada Italiana. Para além de ter sido um pai apaixonadamente benfiquista era também um homem de memória. De vez em quando falava com emoção destes momentos. De facto, este jogo e o que lhe sucedeu ficou para sempre gravado na memória de quem tais dias viveu. 

Perdoe-me…, mas achei o filme fraco enquanto documento e enquanto cinema. Fraco mas ainda assim virtuoso. Virtuoso porque recorda aos mais velhos e ensina aos mais novos uma página fundamental da História do nosso querido clube: o Sport Lisboa e Benfica é o credor da herança desportiva do Grande Torino. E, nesse sentido, o devedor, um enorme devedor, do atual Torino por essa mesma herança. 

O que eu quero dizer é muito simples. Este documentário não deve ser visto como ponto de chegada mas sim como ponto de partida. Que de hoje em diante o Sport Lisboa e Benfica e os seus responsáveis, saibam pagar tal divida, respeitando e honrando o emblema secular de Turim – coisa que não tem sido feita até hoje.

Sem comentários: