sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

A aldrabice dos colégios devoristas

Só 18 escolas privadas, das 94 com contrato de associação com o Estado, ficam a mais de 15 quilómetros de uma pública com o mesmo grau de ensino. O levantamento feito pelo DN, recorrendo às listas de escolas públicas e privadas fornecidas pelo Ministério da Educação e à aplicação Google Maps para medir distâncias, mostram também que cerca de 20 estabelecimentos privados ficam até a menos de um quilómetro dos seus equivalentes no público.
Ou seja, estas instituições - que protestam contra os cortes do financiamento público alegando a falta de alternativas estatais nas suas regiões - ficam afinal perto de muitas escolas públicas. Apenas menos de 20 surgem como a única alternativa num raio de 15 quilómetros no mesmo concelho.
É em Lamego, Viseu, que fica a privada mais isolada do País - a escola básica e secundária mais perto fica a... 25 quilómetros. Já em Vila Praia de Âncora, Caminha, são apenas sete os metros que separam a Cooperativa de Ensino ANCORENSIS da Escola Básica do Vale do Âncora.

2 comentários:

Anónimo disse...

Os otários que pagam impostos que aguentem o "bicho". Todos nós conhecemos um chico-espetrto que ganha mais do que nós e paga menos ou nenhuns impostos e os filhos t~em direito a tudo quanto é subsúidio. Somos uns cobardes , mas se fizermos queixa, nada acontece...fica tudo na mesma!"

Anónimo disse...

Os otários que pagam impostos que aguentem o "bicho". Todos nós conhecemos um chico-esperto que ganha mais do que nós e paga menos ou nenhuns impostos e os filhos têm direito a tudo quanto é subsídio. Somos uns cobardes, mas se fizermos queixa, nada acontece...fica tudo na mesma!"