domingo, 16 de janeiro de 2011

Ainda o financiamento das escolas privadas pelo Estado

O lobby das escolas privadas que são financiadas pelo Estado não desarma: onde estiverem Cavaco ou Alegre, lá estarão manifestações de criancinhas, devidamente industriadas, gritando "SOS", ou os respectivos paizinhos empunhando cartazes com palavras de ordem.
Aprendeu bem a Direita a lição com o PCP.
Há só um aspectozinho que me faz confusão: mantendo-se o financiamento das escolas privadas instaladas em áreas em que não há oferta pública (financiamento limitado - claro - a valor igual ao que é entregue às escolas públicas), por que razão os cartazes parentais ostentam palavras de ordem como "tenho o direito de escolher a escola do meu filho"?
É que, obviamente, se eu escolher colocar as minhas filhas numa escola privada sei que terei de pagar o valor real de propinas que permitem a escola funcionar. Mas por que raio deverão ser os restantes contribuintes a pagar a minha escolha?
É que aquelas manifs não defendem a instituição do cheque-ensino com a possibilidade de escolha universal por parte de todas as famílias portuguesas.
Nada disso.
Defendem apenas a sua possibilidade de escolher.
Como qualquer corporação.

Sem comentários: