segunda-feira, 23 de março de 2009

E os roubados foram eles?

Benfiquistas de todo o mundo: por favor, divulguem!

5 comentários:

Anónimo disse...

Mas que bela taça, onde é que a arranjaram?
Rogério da Costa Pereira

Antes de mais, peço desculpa à Fernanda por me intrometer no pelouro que, por voto de braço no ar, decidimos que neste blogue passaria a ser ocupado exclusivamente por ela – refiro-me, claro, ao do futebol.

Depois, à laia de declaração de interesses, convém dizer que sou sportinguista. E daqueles que não se importa de ver o clube ganhar pela vantagem mínima, mesmo que o golo seja marcado pelo árbitro, em fora de jogo e 10 minutos depois de esgotados os descontos (e, se necessário for, empunhando uma latinha de gás pimenta, para afugentar os defesas contrários mais intrometidos).

Dito isto, vamos aos factos.

O Sporting perdeu uma final por causa de um erro crasso de um árbitro. Lucílio Baptista, o árbitro em questão, de forma mais clara do que a que lhe seria exigida, foi à televisão assumir o erro. Se pensava acalmar os ânimos dos exaltados, mal andou. Exaltaram-se ainda mais, os exaltados. Que o irradiem, diz este, que o empalhem e o levem para o museu do Sporting, vocifera aquele.

E tudo porque não pediu desculpa ao Sporting! Say what? Ó alminhas, e o rabinho limpo com água de rosas? Quantas vezes já viram um árbitro assumir um erro da forma como este o fez? O mais próximo foi mesmo o Jorge Coroado, quando admitiu publicamente uma azia que o afrontou depois de um Chaves - Sporting. Lucílio não pediu desculpa, é certo, nem tinha de o fazer. Não sabendo desenhar, o que às vezes facilita as coisas, vou explicar devagarinho. Se Lucílio Baptista pedisse desculpa, para além de estar a invadir território alheio, estava a tirar a taça ao Benfica, que a ganhou legitimamente em campo, e a colocá-la na terra de ninguém. Legitimamente?, perguntarão. Claro que sim, que o futebol também é feito disto, de erros crassos, melhor, o futebol só é feito disto: de homens que se enganam – árbitros que julgam mal os lances, defesas que dão pontapés no ar, médios que passam a bola ao adversário, avançados que atiram a bola ao poste. Feito de auto-golos, de equipas que em cinco pénaltis falham três. E até de treinadores que se enganam quase sempre - embora esses pareçam ser de uma espécie mais rara. Assim que verifiquei a influência que a grande penalidade mal assinalada teve no resultado do jogo, cumpri o meu papel de dama ofendida - e por aqui fiz um post onde exibi as fotos do malvisto lance e do meu novo herói, perito no lançamento, ao melhor estilo enfiem-na no cu, da medalha.

A verdade é que hoje, e por causa daquele invulgar assumir de erro, nenhum benfiquista se me dirigiu - houve mesmo um, posso jurá-lo, que baixou os olhos à minha passagem. Para a estória fica a taça na montra benfiquista, mas que todos sabemos ser nossa – sem o ser! (não me esqueci do “legitimamente”, esta coisa do futebol é que é ciência complicada). Fica o erro de um homem que merece todo o respeito pelo que ontem fez e pela clareza (e coragem!) com que veio assumir que errou.

E, melhor que tudo, fica-me o mel do mel de sabor a fel na boca dos vencedores – nós sabemos que eles sabem que nós sabemos que eles sabem. É mais que suficiente, e vale pela taça, o gozo que me dá imaginar a cara dos benfiquistas, daqui a muitos muitos anos, a responder à pergunta que titula este post. Exibam-na em condições, portanto, e por certo o vosso museu contará com um inusitado aumento de visitas idas do lado de cá da segunda circular.

http://jugular.blogs.sapo.pt/784964.html

ana disse...

Desculpa, quando alguém faz uma análise destas, quando já ninguém se lembra destas situações, só pode dizer uma coisa: se não sabem perder, muito menos sabem ganhar. E é feio, isto. É feio.

Pedro Soares Lourenço disse...

Exactamente, Sofia. Raramente estive tão de acordo contigo.
Repara: é exactamente por já ninguém se lembrar que vale a pena recordar. É bom avivar a memória aos mais esquecidos. E, como sabes, recordar é viver.
É feio não é? Pois é, também acho. Mas a vida é assim, só de vez em quando é que é uma coisa bonita, cor-de-rosinha, trá lá lá e tal.

Anónimo disse...

Concordo plenamente com a opiniao do pedro ribeiro... sinceramente e plena verdade... fomos roubados de várias formas e nao chegamos a ir a tv chorar sobre o assunto... tem mau em perder.... a quantidade de vezes que o Benfica sai prejudicado com más decisões dos árbritos? habituem-se.......

Anónimo disse...

eu nem sou de fazer estas merdas.. mas... (de comentar o que os outros pensam.. mas quando a estupidez ultrapassa limites.. nem me venham com policarpos..)

..falas muito mas sabes que a maioria dos jogos que não ganhaste é porque o teu clube quer queira quer não.. é uma inteira merda.. salvaram o 60 milhões que gastaram em 2 epócas com a taça da liga parabens.. e obrigado por seres português e falares sempre sempre de alhos com bugalhos. o sporting perde.. alias empata nos 90 minutos.. com um penalty irregular.. e tu misturas logo com o passado.. Ahh Clube da saudade.. todos sabemos ver as coisas.. porque se fosse ao contrario.. e o sporting ganhasse com o penalty a nosso favor.. aí menino tu não tinhas feito este video e terias falado merda. "aii no porto tambem fomos roubados.. num penalty.. acho bem que agora sejamos beneficiados.. caralho do zé povinho da merda.. sempre a ir buscar o passado para colmatar as merdas que faz no presente.. em vez de assumires q aquilo é vergonhoso e é vergonhoso aos anos.. também não se esqueça de analisar o ano em que foi campeão :)e depois vir dizer.. "curiosamente.. no ano que jogamos bem à bola, quando o srº lucilio olhos fechados apitou o nosso jogo.. perdemos.. é o sistema.."