sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Dia histórico para o surf português

Dia incrível…, incrível e histórico para o surf português. Tiago Pires dominou os seus adversários e venceu o 6* das Canárias – apenas a segunda vez que o faz fora da Ericeira. 

Não era um campeonato qualquer. Apesar de ser um campeonato de segunda linha era a prova dos “entalados”. Com excepção do top-20 mundial, estavam lá quase todos os melhores surfistas do mundo. Uns na busca da ansiada requalificação para o Circuito Mundial outros na tentativa de subir a tal Olimpo. 

Saca não se limitou a vencer. Foram suas as duas melhores ondas da prova bem como o melhor “score” do evento. Como alguém notou, o surfista de Lisboa não esteve um minuto em segundo nos quartos-de-final e na meia-final. Na final, assim que fez a sua primeira onda, ficou logo em primeiro, de onde nunca mais saiu. Saca venceu e convenceu. Como dizem os “nosso amigos” do lado de lá do Atlântico: escovou! 

Mas não basta. Com este resultado Tiago Pires, praticamente, assegurou a presença na, cada vez mais, restrita elite mundial em 2013. E convenceu os mais cépticos  onde eu me incluo, o que o seu actual momento de forma indica: Tiago Pires é um dos melhores surfistas do mundo. Parabéns!


Dia incrível e histórico ainda porque um outro surfista português (não se deixem enganar pelo nome) levantou o caneco de Campeão Europeu de Surf. Parabéns Marlon Lipke, moço marafado. 

Se em Portugal, fora dos nichos, existisse verdadeiro jornalismo desportivo, amanhã as primeiras paginas destacariam tais façanhas. 

Se dúvidas existissem aqui está mais um aprova: os desportos de ondas andam claramente em contra-ciclo com o país!

Sem comentários: